Impressionantemente Eficazes Dicas de Controlo de Peso

Durante a primavera são muitas as dicas de Controlo de Peso, assim, para fugir ao cliché a Nutricionista Madalena Muñoz escreveu um artigo bastante engraçado mostrando as Impressionantemente Eficazes Dicas de Controlo de Peso. Sabia que quando na praia avistar o vendedor das batatas fritas, bolos ou gelados tem que correr, correr e correr?!

No Verão temos outras necessidades nutritivas (basicamente aliados à hidratação, através dos legumes e frutas, e maior ingestão de água) mas também muitas novas tentações.

Elas são os dias compridos convidativos a mais COMEmoração e tempo à mesa, as bolas de Berlim na praia, os gelados por todos o lado e as sedutoras esplanadas com um vasto leque de petiscos e geladinhas cervejas, já para não falar do calor que sempre nos empurra (sem querer ou por querer) para tudo isto.

Nem sempre queimamos estas calorias extra, pois o refúgio para muitos é dentro de casa onde está fresquinho.

Há por isso muitas pessoas que aumentam de peso no Verão, quer estejam de férias ou a trabalhar.

Se é uma destas pessoas, e quer este ano um resultado diferente, esteja atento a estas tentações (e armadilhas).

 
 

Sugestões práticas para equilibrar eventuais excessos:

  1. Quando na praia avistar o vendedor das batatas fritas, bolos ou gelados: corra! Corra para o lado oposto, tanto quanto puder! Depois, já encalorado, vá ao banho, e nade até regressar. A ideia é cruzar-se de bem longe, estar distraído e analisar a gordura dos outros (para ver do que se livrou)!

  2. Quando (ainda na praia) a sua mulher/marido ou amigos lhe proporem uma patuscada com tudo a que têm direito: corra! Corra na direcção dum jogo de bola! Junte-se ao jogo mesmo que os jogadores ofereçam resistência. Se for preciso, fuja com a bola! Depois de ser perseguido por 8 homezinhos em tanga, chute a bola 1 km para o ar e vá ao banho (misture-se com as outras pessoas, se quer sair dali bem disposto)!

  3. Quando for convidado para uma jantarada, seja na cidade, de férias ou em trabalho: apareça com tupperwares de sopa e de gelatina light. Seja social como convém nestes eventos, e coma somente a sua sopa de legumes e, para sobremesa, a sua gelatina light; não ofereça a ninguém, pois ninguém vai querer e poupa-se-lhe a rejeição. Ajuda levar a sua corda de saltar e, sem quebrar o lustre do tecto, saltar 130 vezes de hora em hora. Para beber: aguinha! Será um jantar inesquecível para todos: a repetir!

  4. Se sentir um apetite imenso por chocolate, batatas fritas, gelados ou Margaritas: corra! Corra para casa e vá ao frigorífico comer 3 grandes taças de gelatina light até passar a ansiedade. Saltar à corda 30 vezes entre “garfadas” costuma ajudar, como já havia mencionado. Se estiver na praia ou de férias algures, corra para a sua lancheira e coma aquele meio quilo de cenouras que preparou em perfeitos palitinhos, em caso de SOS… Ufa, nada como andarmos prevenidos…

 

A ideia geral é fazer de si uma boa companhia este verão, ganhar saúde com uma maior ingestão de água e legumes e maior prática de exercício físico, habilitando-se ainda a ser convidado pelo clube de futebol de salão amador dos amigos da liga dos antigos fundadores do salão de bailarico da Xarneka! (Se for convidado: sorria e fuja!! Corra para a esplanada mais próxima e peça uma caneca de cerveja e muitos amendoins!)

 
 

Dra. Madalena Muñoz
Nutricionista

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